CLIPE BELLE SOARES

quinta-feira, 29 de abril de 2010

BELLE SOARES FALA SOBRE A SUA CARREIRA AO SITE CAFÉ DAS LETRAS


…E em mais uma ida à Praia do Jacaré para ver o pôr do sol, vi uma pequena que deixava todos paralisados admirando sua intimidade com o violino e sua beleza e simpatia, soava uma música suave e que acalmava a todos que ali estavam. Tem sido assim em todas essas tardes lindas de verão para o turistas que chegam ao local.
A jovem musicista Belle Soares, 21 anos, faz seus espetáculos junto a outros músicos, como por exemplo o Jurandy do sax que ao terminar  o bolero de Ravel dá espaço à música linda e delicada que ecoa do violino da Belle.  O cenário é  de arrepiar, o sol e o mar em perfeita sintonia.  A violinista faz sua música com tamanha perfeição que chega a atrair para o local turistas de todo o mundo, todos querem conhecer esse talento que enche de orgulho todos os paraibanos.
A bela Belle, tem dois dois perfis lotados no site de relacionamento o orkut, graças a sua simpatia, simplicidade e popularidade. Num desses perfis, consegui manter contato com a mesma que me enviou um release da sua  vida musical e em seguida me respondeu algumas perguntas.

PARABÉNS BELLE PELO SEU TRABALHO E OBRIGADA PELA ATENÇÃO.
RELEASE:

Belle Soares, natural de João Pessoa-PB, iniciou seus estudos em teoria musical aos 7 anos (1994), na Escola de Música Antenor Navarro (EMAN-FUNESC-PB), e aos 11 anos (1998) começou a estudar violino, pelo método tradicional, na Escola de Música SPAAC-PB. Aos 13 anos (2000), ingressou no Centro Musical Susuki, sob a orientação do professor Ademar Rocha (violinista da Orquestra Sinfônica da Paraíba – OSPB), onde permaneceu pelo período de quatro anos. Retornou a Escola Antenor Navarro aos 17 anos (2004), curso de Técnica Musical, tendo como professores de teoria musical, Mabel Hipólito, Nadya Amorim, Pedro Wellington, Luiz Carlos Durier e Rogério Borges, e instrumental, Sandra Aquino e Yerko Tabilo (2004 – 2007), e Renata Simões (2008) até o presente momento. Participou de mini cursos com os professores Sheyla Yatsugafu (SP) e Daniel Guedes (RJ), durante o XIII e XVI Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (2002 e 2005), em Juiz de Fora – MG. Convidada pela Banda Sinfônica (RJ) a fazer participação especial no Concerto Bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais, no Teatro Paulo Pontes – FUNESC-PB, em 2008, sob a regência do Capitão-Tenente Marcos Rabelo. Atualmente, é violinista do restaurante Bombordo, no ponto turístico da praia do Jacaré – PB, no qual executa músicas clássicas e populares.

Fiz algumas perguntas a Belle sobre trabalho, preferências musicais, ideias e projetos:

“Sou natural de João Pessoa – PB. A ideia de eu tocar lá no jacaré foi o seguinte: Eu sempre ía lá ver um amigo meu que toca violino. Então, eu já tinha esse sonho de um dia poder tocar por lá, nem que fosse só por uma vez.  Um dia eu recebi a ligação de minha amiga Danielle que tinha uma sorveteria por lá e ela me põe para falar com uma violinista que toca num restaurante chamado Bombordo. Foi aí que tudo começou. Essa violinista chamada Juliana, precisava de uma substituta pois ela não poderia tocar todos os dias lá. E aí foi quando eu comecei no dia 08 de Dezembro de 2007 a tocar no Bombordo. No começo tive algumas dificuldades é lógico mais depois que fui pegando o jeito eu me tornei o que me tornei e aí hoje em dia tem até pessoas que vão lá só pra me ver. Isso é uma felicidade que não tem tamanho para mim. A questão do reconhecimento, é tudo para qualquer artista. E quando você ganha isso, você está feito!
Minha mãe é bailarina, e daí eu sempre desde pequena escutei músicas clássicas e já fiz ballet também. Con uns 7 anos eu vi uma amiga tocando violino e fiquei louca. Desde então eu quis entrar em uma escola de música para aprender o tal instrumento. E foi aí que tudo começou como diz o meu relese. Para ficar mais claro, ninguém na minha família é musicista. Eu sou a primeira e eu quem tomei essa iniciativa e tive como tenho até hoje o apoio da minha mãe e do meu padrasto, tanto é que virou minha profissão, minha paixão, minha vida! Digo a você que escuto de tudo! Sou bem eclética e vou desde o clássico até o rock pesado. Mais te confesso que sou bem romântica e nas minhas horas de “solidão” ehehe, escuto muito trilhas sonoras de filmes do Wall Disney, ou qualquer outro filme sem ser Wall Disney. Adoro trilhas sonoras de filmes. Também escuto Bach, Vivaldi, Corelli, entre outros. Mais também não deixo de lado o forrozinho arretado! ehehhe.. Eu amo forró e adoro dançar e cantar também, inclusive agora estou tocando e cantando, no meu cd vocês podem comprovar isso!
Com relação ao cd foi tudo muito rápido para mim. Eu conheci uma turista mineira chamada Linda Saab lá no jacaré mesmo, e daí ela quis me ajudar a gravar o cd. Todos os turistas me pediam, todos os dias eu escutava isso. Foi a partir dessa turista mineira que eu comecei a trabalhar nesse projeto. Ela conseguiu um encontro meu com Marcus Viana (compositor, cantor, violinista. produtor musical e etc, faz trilhas sonoras das novelas da Rede Globo e um de seus grandes sucessos foi na novela Pantanal e O clone com a música – A miragem). Quando conheci Marcus tudo mudou em minha vida a ponto dele querer me produzir e o fez. Gravei meu cd em seu estúdio (Sonhos e Sons), sob toda a direção dele e tudo mais. A escolha das músicas foi de acordo com o gosto dos turistas. Fiz uma pesquisa e muitos deles gostariam que no meu cd tivessem as músicas que eu toco lá no jacaré. Coloquei então elas menos a música do Roberto Carlos – Como é grande o meu amor por você, mais as outras estão todas no cd inclusive o Bolero de Ravel, incluindo mais outras 3 que mais gostava e A Miragem de Marcus Viana.
Ai! São tantas músicas que mais gosto de tocar, difícil dizer uma, mais a que eu posso citar seria uma música que contêm no meu cd que é Zombie - The Cramberries. Eu gosto muito dessa banda! Eu acho que a que eu não posso deixar de tocar seria a Ave Maria pois além de trazer um grande conforto e paz pra todos nós, é bastante bonita e cativante.”

“Bem, além de musicista – cantora, sou também professora de violino e pedagoga. Faço curso de pedagogia na federal e pretendo um dia trabalhar a música como forma de terapia para as crianças que tenham alguma deficiência e também em hospitais. Tudo isso em forma de ação social.”

“Quem quiser adquirir o meu cd, posso enviar por sedex quem não for da minha cidade, é só me mandar email dizendo quantos quer e qual a cidade que devo mandar =) belladona_violinista@hotmail.com
“Acho que é isso. Espero que tenham gostado! =)”
Belle Soares.

Fonte site: http://www.jordelia.com.br/2010/belle-soares/


Fonte site: http://www.jordelia.com.br/2010/belle-soares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário